Quem passar pelo Carrossel do Louvre, localizado no subsolo do Museu, nos dias 21 a 23 de outubro, poderá encontrar a obra virtual “Digitalização Arterial” do santa-mariense Paulo Rogério Cezimbra Filho, mais conhecido como Paulinho. Morador da Itália desde março, o artista vai expor pela primeira vez na Europa e ainda vai concorrer a um prêmio de 3000 euros, que equivale a quase 16 mil reais.Durante 15 anos, Paulinho foi professor de artes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mas a trajetória acadêmica começou muito antes, em 2004, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em desenho e plástica, e licenciado em artes visuais, o artista também é referência em viagens culturais e tem o projeto @viajecompaulinho desde 2017, onde faz visitações guiadas a museus e pontos turísticos da Europa. A oportunidade de fazer parte de uma exposição Artisti Contemporanei al Carrousel du Louvre surgiu este ano:
– Vi a propaganda aqui de uma seleção de artistas italianos para participar de uma exposição internacional no Carrossel do Louvre. Enviei uma foto da minha obra e fui selecionado juntamente com outros artistas italianos para representar o país nesta exposição em Paris – explica.
Paulinho em passeio no Museu com alunos
Quando estava na faculdade, em Santa Maria, Paulinho já levou obras para além da região, tanto para Santa Catarina e Paraná, quanto para os países Uruguai e Argentina. Sobre as exposições da época, recorda ter sido um dos vencedores do Salão Universitário de Artes Visuais, em 2004, e celebra as novas conquistas deste ano:– Nada comparável ao Louvre não é mesmo?! É um sonho e um grande orgulho, conseguir expor uma obra no mesmo lugar de uma Monalisa, Vitória de Samotrácia, Vênus de Milo, entre outras – comenta
A seleção dos artistas foi realizada pela revista Art Now Itália e, nos dias da exposição, as obras serão avaliadas por um júri renomado que irá decidir quais artistas serão premiados com os valores de 3000€ a 1000€, do primeiro ao terceiro lugar.
Leia todas as notícias